Rubens Teixeira fala para menores infratores em medidas sócio-educativas internos no DEGASE – Entrevista

Rubens Teixeira fala para menores infratores em medidas sócio-educativas internos no DEGASE – Entrevista

No dia 03 de abril, Dr. Rubens Teixeira esteve no Instituto Pró-Menor para ser entrevistado no programa Egresso Sucesso da TV Nova DEGASE que poderá ser assistido pelo site http://www.tvnovodegase.net/. Com o tema “Exemplo de superação e dicas de como conseguir”, contou sua trajetória de vida, de superação e de vitórias. O Diretor Financeiro e Administrativo da Transpetro destacou que “a grande questão da vida não é eliminar as dificuldades, é vencê-las e não desistir por conta delas”, exemplo a ser seguido pelos jovens. A persistência que teve em sua jornada foi o alvo principal de sua apresentação, “a perseverança é muito mais importante que a inteligência. O segredo é perseverar, perseverar e não desistir,” mencionou.

Ver exemplos de superação e vitória de pessoas como o Dr. Rubens é fundamental para o futuro desses jovens. Eles precisam entender que por maior que sejam as dificuldades que enfrentam, muitas também enfrentaram e conseguiram vencer. Durante a entrevista, um dos jovens o questionou sobre como as pessoas que o maltrataram no passado o encaram hoje, e o Dr. Rubens respondeu que elas reconhecem sua vitória, mas ele busca sempre tratar as pessoas da melhor maneira possível, esquecendo o passado. Falou para eles não desistirem, mas resistirem sempre. “Existem pessoas que gostam de vocês, que amam vocês, porque os veem como pessoas e querem protegê-los e ajudá-los, que gostam de vocês, mesmo sem tê-los gerado”.

A fé em Deus foi outro ponto abordado. “Não sou um herói”, declarou, “fui um camarada muito fraco que teve que lutar e vencer e crer em um Deus muito forte”. “Trabalhei lavando carro, vendendo ferro velho, virando concreto. Minha casa era a mais pobre da rua de um bairro muito pobre, e Deus nos ajudou. Deus sempre é justo, mesmo quando as pessoas são injustas.”

A importância da motivação para os adolescentes que participam do programa social é essencial no contexto em que vivem. O Instituto Pró- Menor, criado por Carlos Roberto dos Santos – Carlinhos Pró-menor – no Rio de Janeiro, é um centro de assistência para menores em situação de risco social, que busca promover a inclusão social. Na Escola de Gestão Socioeducacional, com a ajuda do coordenador de educação Eduardo Caon, são promovidas atividades de inserção ao mercado de trabalho como curso de cabeleireiro, cerâmica e artesanato, costura, mecânica, entre outros para os jovens. Esses adolescentes precisam do apoio da sociedade. É necessário que esse trabalho social seja divulgado, para que a ressocialização deles aconteça de fato.

A TV Nova DEGASE é uma mídia criada pelos próprios adolescentes e para eles. A entrevista, realizada em um dos pólos, é divulgada nos outros 20 pólos para todos os jovens. “Espero ouvir testemunhos fortes que vocês lutaram e que conseguiram vencer. Deus aprecia as pessoas que lutam. Meu desejo é que todos se recuperem! A minha vitória é ver vocês mudando suas histórias.” destacou o Dr. Rubens

Durante a entrevista, a apresentadora Michele fez perguntas ao Dr. Rubens criadas pelos jovens como: Se ele ainda enfrenta alguma dificuldade em sua vida? De todas as profissões, qual a que ele prefere? Se pudesse fazer 3 desejos, quais seriam? Entre outras.
“Estamos recebendo uma pessoa que do monturo Deus fez o que é hoje” observou Carlinhos Pró-menor – diretor do Instituto, que teve também uma história de muitas lutas e dificuldades e conseguiu vencê-las e hoje leva esperança a vários jovens com sua instituição.

No final, Dr. Rubens deu seu livro biográfico “Do monturo Deus ergue um vencedor” e o DVD que conta sua história para cada jovem. “O mundo seria muito melhor se as pessoas não fossem desprezadas. (…) Gostaria de cumprimentar a diretoria do Instituto, a todos que fazem parte dela. Estou encantado com este trabalho” disse o Diretor no término do programa.

Assista a entrevista abaixo:

 

Sobre o Autor

admin administrator

Deixe uma resposta