Rubens Teixeira palestra para Empresários na Tijuca

Rubens Teixeira palestra para Empresários na Tijuca

 

Motivar uma equipe é um trabalho árduo, mas necessário para se obter sucesso em qualquer empresa. Por esta razão, GESTÃO DE EQUIPES foi o tema da palestra do Dr. Rubens Teixeira no III Encontro de Empresários da Tijuca, dia 07 de maio, na Igreja Batista Itacuruçá.

Para que uma empresa obtenha êxito, é preciso que seus gestores estejam capacitados para liderar, o que exige técnica e preparo. De forma descontraída, Rubens Teixeira discorreu sobre esse tema que é tão relevante para o empresariado.

Com exemplos lúdicos e reais, citando de fábulas a teorias conhecidas e respeitadas, levou o público a compreender que para liderar é preciso mais do que dar ordens, mas também saber ouvir e se comunicar com os membros da sua equipe. De acordo com o palestrante, a maneira de falar faz toda a diferença.

“Ninguém quer seguir aquele que não sabe respeitar os valores dos que o estão seguindo. Quem não sabe obedecer, não serve para liderar. O bom comandante obedece bem. Ninguém foi feito só para mandar” mencionou ao dar exemplo das situações que passou nas Forças Armadas liderando tropas.

A confiança, outro ponto abordado como sendo essencial, leva tempo para ser adquirida, porém é um dos itens mais eficazes para a produção de resultados. Ressaltou a necessidade de auxílio mútuo entre o coletivo da empresa e a importância de encorajar as pessoas, dizendo que “em uma equipe, todos devem estar em sintonia. Um é responsável por ajudar o outro, ainda que cada um tenha sua tarefa”, alertando aos ouvintes que “às vezes, o problema parece não ser nosso, mas se nós formos solidários, pode ser que lá na frente o mal que aquela pessoa sofreria, de algum modo, nos atingiria. Assim, ao ajudá-la, estamos nos livrando também”.

As dificuldades e o modo como enfrentá-las foi amplamente explorado na conferência. Para incentivar a perseverança, Rubens narrou como superou os obstáculos enfrentados em sua vida e o descrédito que lhe conferiam, mas afirmando que em todas as situações pelas quais passou, teve fé em Deus para vencer.

Apresentou um filme ilustrativo de um episódio ocorrido na Índia, lembrando que a iniciativa de alguém que tenta resolver um problema complicado pode servir de encorajamento para que outras pessoas se engajem na busca da solução. Disse aos presentes que “Se você fizer com que as pessoas se sintam importantes, elas irão fazer o máximo delas para mudar a rota dos resultados da empresa”. Por último, falou do reconhecimento às pessoas comparando-o com um perfume. “É impossível que você, ao perfumar alguém, também não fique perfumado. Quando se reconhece o trabalho das pessoas e faz com que elas se sintam bem, isso também vem para você”, acrescentou.

Sobre o Autor

rubensteixeira administrator

Deixe uma resposta